7 de ago de 2008

Pirâmide de Maslow

É a hierarquia de necessidades de maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. É muito importante conhecer esta pirâmide para se ter um conhecimento maior do que o cliente quer e pensa.

Na base da pirâmide estão as Necessidades Fisiológicas: São as necessidades para a manutenção da vida, ou seja, necessárias para a sobrevivência. Exemplo: Fome, sede, sexo, moradia e higiêne básica.

Até o início da revolução industrial, estas necessidade era consideradas as únicas necessidades, pois a manutenção da vida já era difícil devido a escassez de alimentos, pois as terras cultiváveis eram apenas próximas aos rios e mares, e o consumo de carne era bastante restrito por causa das limitações de espaço(isso no continente Europeu). Mas com o surgimento de novas técnicas, essas limitações foram reduzidas drasticamente.

Em vendas: São os produtos mais básicos e que qualquer ser humano é um cliente em potencial, pois existem produtos no mercado para todos os padrões de renda.

Após vem a Necessidades de Segurança: É a necessidade de proteção básica, de se ter uma vida em paz(proteção da vida), e tranquila. Essa necessidade é tão importante que fora criado o Governo e o exército como ferramenta de se manter a segurança da população. Exemplo: Salário, Plano de Saúde, Garantia de suporte técnico do produto, seguro de vida e etc...

No passado essa necessidade era mais associada a segurança da própria vida, hoje a segurança está mais associada a segurança financeira.

Em vendas: Esse é um produto que em geral é vendido como complemento de outro, para se agregar valor, é realmente muito importante esse quesito, pois a maior parte da população procura isso. Reis do passado criaram seus reinados satisfazendo esta necessidade de seus clientes(súditos).

Necessidades Sociais ou de Amor: É a necessidade do ser humano de sentir-se importante e útil. Por causa desta necessidade que muitos vivem pelo Status social e pela fama. Esse eu diria que é o quesito mais importante, Jesus Cristo se tornou o maior líder por satisfazer esta necessidade das pessoas, e outros líderes como Mahatma Ghandi e Moisés também.

Em vendas: Isso se resume a atenção e lutar pelos sonhos do cliente(ou seja servir).

Necessidades de estima: É a necessidade de se sentir capaz, a necessidade de ter a sensação de possuir a capacidade de realizar seus sonhos por mais impossíveis que pareçam. Essa sensação desperta uma grande motivação e entusiasmo, aumentando grandemente o desempenho em uma função.

Essa é a qualidade fundamental de um grande líder, de descobrir as qualidades dos outros e ajuda-los a desenvolve-las

Em vendas: Motivação é a qualidade que mais influência na profissão(em outras profissões ajuda muito também), um profissional de vendas com a auto-estima alta já terá uma vantagem absurda sobre os demais profissionais.

Necessidades de auto-realização: É a necessidade de atingir seus objetivos, de ter um sonho e conseguir realiza-lo todos os dias A maior parte das pessoas não tem sonhos concretos, e uma porcentagem menor ainda não "corre atrás deles". A satisfação desta necessidade cria uma força de vontade e persistência "Sobre-humanas", pessoas auto-realizadas todos os dias não conhecem o cansaço praticamente.

Em vendas: Em vendas e em qualquer profissão essa necessidade é essencial, no momento em que ajudar a satisfazer esta necessidade de uma outra pessoa, ela se tornará grata pelo resto da vida. Mas só uma pessoa auto-realizada consegue realizar essa necessidade de outra pessoa; é a necessidade mais difícil de se atingir.

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