“Se observarmos uma pessoa com suficiente atenção, acabaremos por saber mais a seu respeito do que a própria pessoa”.
Hermann Hesse
Pode ser resumido em uma palavra apenas: Atenção. Significa dar atenção ao cliente, observar suas necessidades e dúvidas e atendê-las. Os aspectos importantes para um atendimento de qualidade são:
Eficiência: Ajudar o cliente rapidamente, e resolver seu problema de imediato. Pior coisa é ficar esperando para ser atendido, por exemplo.
Competência e comunicação: Fazer o trabalho bem feito e esclarecendo todas as dúvidas.
Confiabilidade: Demonstrar honestidade e passar segurança ao cliente. Sendo que isso hoje é muito importante; muitos clientes se tornam fiéis a uma empresa por esse motivo. E cumprir suas promessas.
Segurança: Sigilo e proteção do patrimônio do cliente.
Organização: Ter todos os dados, documentos e informações anotados e guardados, e todas as ferramentas, materiais bastante organizados e com fácil acesso para que se tenha o menor desperdício ao encontrá-los e atender os clientes.
Iniciativa: Ser pró-ativo, ou seja, satisfazer as necessidades dos outros sem precisar que alguém ordene isso.
Cortesia e hospitalidade: Seja educado, respeite as pessoas e seja receptivo (Receba bem as pessoas: com um sorriso e alegria) mesmo que elas não dêem o mesmo retorno.
Seja flexível: Aprenda a ser flexível com suas atitudes, saiba administrar os problemas e obstáculos sem ficar dando aquelas respostas “Isso é só com o chefe”, “Não é comigo, não sei onde é”.
Imagem: Apresente uma imagem adequada com a situação, e cuide bem do seu corpo e de si mesmo. Pois isto será a primeira coisa a ser notada juntamente com o sorriso e o entusiasmo.
Quanto se tem um atendimento exemplar, o cliente não sairá satisfeito. Sairá encantado. Por ser muito raro um atendimento exemplar, pagamos mais para sermos bem tratados e saímos mais satisfeitos do que comprando mais em um lugar de atendimento horrível(Pirâmide de Maslow). Lembre-se que para encantar se deve surpreender, ou seja, fazer diferente.
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Satisfação do cliente
As cores influenciam nas vendas - Parte 1
24 de jul. de 2008
Atendimento
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5 comentários:
com isso tudo só precisa de um mercado mais forte!
Muito boas as dicas ..
Eu ainda não trabalho .. mas muito boas para quem já trabalha ;D
Muito legal a ideia do BLOG .
visite o meu também : www.muitosobrealgo.blogspot.com
Vlww !
Boas dicas, se um dia precisar eu colocarei em pratica.
Mt bom seu blog
Parabens!!
parceria aceita!
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