24 de jul de 2008

Atendimento

“Se observarmos uma pessoa com suficiente atenção, acabaremos por saber mais a seu respeito do que a própria pessoa”.
Hermann Hesse

Pode ser resumido em uma palavra apenas: Atenção. Significa dar atenção ao cliente, observar suas necessidades e dúvidas e atendê-las. Os aspectos importantes para um atendimento de qualidade são:

Eficiência: Ajudar o cliente rapidamente, e resolver seu problema de imediato. Pior coisa é ficar esperando para ser atendido, por exemplo.

Competência e comunicação: Fazer o trabalho bem feito e esclarecendo todas as dúvidas.

Confiabilidade: Demonstrar honestidade e passar segurança ao cliente. Sendo que isso hoje é muito importante; muitos clientes se tornam fiéis a uma empresa por esse motivo. E cumprir suas promessas.

Segurança: Sigilo e proteção do patrimônio do cliente.

Organização: Ter todos os dados, documentos e informações anotados e guardados, e todas as ferramentas, materiais bastante organizados e com fácil acesso para que se tenha o menor desperdício ao encontrá-los e atender os clientes.

Iniciativa: Ser pró-ativo, ou seja, satisfazer as necessidades dos outros sem precisar que alguém ordene isso.

Cortesia e hospitalidade: Seja educado, respeite as pessoas e seja receptivo (Receba bem as pessoas: com um sorriso e alegria) mesmo que elas não dêem o mesmo retorno.

Seja flexível: Aprenda a ser flexível com suas atitudes, saiba administrar os problemas e obstáculos sem ficar dando aquelas respostas “Isso é só com o chefe”, “Não é comigo, não sei onde é”.

Imagem: Apresente uma imagem adequada com a situação, e cuide bem do seu corpo e de si mesmo. Pois isto será a primeira coisa a ser notada juntamente com o sorriso e o entusiasmo.

Quanto se tem um atendimento exemplar, o cliente não sairá satisfeito. Sairá encantado. Por ser muito raro um atendimento exemplar, pagamos mais para sermos bem tratados e saímos mais satisfeitos do que comprando mais em um lugar de atendimento horrível(Pirâmide de Maslow). Lembre-se que para encantar se deve surpreender, ou seja, fazer diferente.


Links relacionados:

Negociação: Parte 9
Satisfação do cliente
As cores influenciam nas vendas - Parte 1

5 comentários:

Edu França disse...

com isso tudo só precisa de um mercado mais forte!

Alê disse...

Muito boas as dicas ..
Eu ainda não trabalho .. mas muito boas para quem já trabalha ;D

Muito legal a ideia do BLOG .

visite o meu também : www.muitosobrealgo.blogspot.com

Vlww !

Emanuel disse...

Boas dicas, se um dia precisar eu colocarei em pratica.

Medo B. disse...

Mt bom seu blog

Parabens!!

amandaedalete disse...

parceria aceita!