“Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos”.
Confúcio
Para um profissional de vendas esse assunto é de vital importância, e aborda aspectos simples e de extrema importância. Seria como o Cliente vê o vendedor.
Aspectos importantes:
Aparência
“Amar, é ver-se como um outro ser nos vê, é estar apaixonado pela nossa imagem deformada e sublimada”.
Graham Greene
É mais o cuidado que você tem com seu próprio corpo e consigo mesmo do que necessariamente a beleza física. Tem que tratara a você mesmo como um produto, pois tem que acreditar que você é bom, analisar suas limitações e qualidades para poder expô-las. Cabelo bem cortado e penteado, barba feita (no caso de homem), batom e gloss (no caso da mulher), sempre cheiroso (a), saudável e etc... Pois a aparência é a primeira impressão causada a uma pessoa, e muitas vezes é difícil mudar essa opinião ou até mesmo não ter uma segunda oportunidade. Por mais feia (o) que seja, se tiver cuidado consigo mesma (o) obterá ótimos resultados.
Comportamento
“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.
Sócrates
Essa parte é muito importante, mesmo que se tenha uma boa aparência e não possuir um bom comportamento, não irá adiantar de muita coisa. Comportamento é a forma com que uma pessoa se porta, como age. É por isso que algumas regras de etiqueta são importantes, são detalhes que todos nós em geral gostamos de ver nos outros. Como por exemplo: Portar-se na mesa (imagine alguém arrotando em uma reunião de negócios na mesa), portar-se em uma conversa (imagine estar fazendo uma entrevista de emprego e o candidato estar “coçando as genitais bem à vontade”) e etc...
A forma de se portar também é importante, pois os hábitos se incorporam ao caráter e a forma de agir do ser humano. É fundamental ter uma postura ereta e demonstrando disposição, lembrando que postura tanto do corpo como da voz e dos olhos. Pois se estiver nesta posição estará receptivo, e os outros estarão dispostos a se aproximar. É importante o comportamento em uma conversa, por exemplo: os olhos devem estar direcionados nos olhos da pessoa que está falando, a voz deve ser alta e clara e etc.
Motivação
“O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”.
Napoleão Bonaparte
Esse item é a característica diferencial entre o bom e o mal profissional. Motivação é a energia que temos para realizar nossos objetivos. 95% ou mais das pessoas utilizam o Dinheiro como forma de motivação, por isso depois de 2 ou 3 horas de expediente já começam a ficar “desanimado”. Motivação é amor pelo simples momento. Um exemplo simples, se ao chegar em uma loja no final do expediente, e o vendedor lhe receber com uma grande alegria e entusiasmo e mesmo depois de você dizer que só estava olhando ele manter a mesma atitude? Pode ser que ele pense “Nossa, legal” ou “Deve ser o primeiro dia, quando passar alguns meses muda”. E se depois esse mesmo cliente aparecer algum tempo depois para olhar de novo e o mesmo vendedor tiver a mesma motivação, com certeza o cliente terá uma excelente imagem do vendedor e da loja. Por isso a importância de se escolher um emprego que se ame ao invés de um emprego que remunere bem.(lembre-se que mais da metade do seu dia é em função do trabalho).
Bom humor
“Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa”.
Platão
Todos têm problemas, todos sofrem, mas quem é bem humorado além de sofrer menos e ter menos problemas, atrai a simpatia das pessoas ao seu redor. Ser bem humorado não é ficar que nem um idiota o tempo todo e contando piada para os outros rirem, é saber suas limitações e as limitações dos demais e respeitá-las, é saber brincar com seus próprios problemas como se estivesse fazendo piada dos outros (muitas pessoas só gostam de brincar com as tragédias dos outros). É conseguir contar seus problemas sem que os outros sintam pena e aliviar a dor dos outros sem ser médico.
Pró-Ativo: É ter iniciativa. O que é ter iniciativa? É fazer algo necessário sem precisar ser mandado. Como funciona? Simples. Ë observar o que está a sua volta e fazer o que gostaria que fizessem para você. Estude a respeito sobre a empresa onde trabalha, observe o funcionamento e “seja útil”, se você vê algo que atrapalhe e sabe como melhorar, não espere que mandem arrumar, simplesmente faça. Sempre que achar algo que atrapalhe, descubra um modo de resolver o problema e não perca tempo reclamando, além de ser um tempo perdido, não irá ajudar ninguém nem a você mesmo, e ainda vai passar uma péssima imagem (quem gosta de alguém que vive reclamando de tudo).
Eficiência
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”.
Aristóteles
É ser bom no que faz, não adianta o restante se não for eficiente, e nada melhor do que você mesmo para dizer isso. Observe os pontos que podem ser melhorados, sempre de o seu melhor, mesmo que não seja o suficiente hoje, se sempre der seu melhor, em pouco tempo irá atingir a excelência. Saiba administrar o seu tempo e seu trabalho, descubra seus limites e não queira se responsabilizar por serviços que você sabe que não irá conseguir realizar no prazo determinado. E sempre, SEMPRE esteja evoluindo. Como propondo metas para si mesmo, palestras e cursos ajudam bastante.
Estes pontos são muito importantes para uma imagem profissional positiva, pois além da imagem, será um grande profissional quem tiver estas características fortemente desenvolvidas, pois tanto seus colegas e patrões irão perceber. E não fique impaciente pela promoção, pois a promoção é uma premiação e não um pré-requisito, e será apenas uma questão de tempo para chegar no ponto desejado.
Jamais fique se comparando aos demais, aprenda a admirar aos outros e não a invejá-los, pois quando se admira a tendência é absorver as características admiradas. Se proponha a ajudar aos outros, esqueça detalhes como promoção e patrões irritantes. Pois se você tiver as características citadas (é algo difícil de se manter com o tempo, mas é algo que traz prazer), qualquer empresa saudável valoriza um bom funcionário, se não valorizar é por que é melhor mesmo trocar de empresa.
O que é um Feedback?
“Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”.
Confúcio
Feedback é uma analise feita pelo supervisor ou superior direto que analisa quais os seus pontos fracos e fortes, e dar dicas para o analisado sobre como melhorar os pontos fracos e dizer quais são seus pontos fortes para mantê-los. Por que é tão importante? Por que na prática é muito difícil à própria pessoa descobrir suas próprias falhas, a rotina e o hábito diário são incorporados e acaba se fazendo o trabalho de forma mecânica.
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6 de jul. de 2008
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2 comentários:
Bem legal,principalmente as citações.Uma pena que não trabalho com vendas...
Muito masas.
so asim eu aprendo a vender algu!
=D
o blog ta massa..
vlw pelas dicas de como vender ALgu..
e inte +!
>>RÁDIO BAGACEIRA<<
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OU
http://radiobagaceira.vai.la/
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