28 de jul de 2008

As cores influenciam nas vendas - Parte 1

“Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega”.
Gustave Le Bon

Nossos olhos captam a luz que foi refletida dos objetos e formam as imagens com a profundidade e cor (ondas de luz com comprimentos diferentes). Determinados seres vivos possuem uma captação de espectros de cores muito maior(enquanto um ser humano vê 2 cores o outro vê 3 ou mais cores), como a galinha por exemplo. E as cores têm um efeito sobre o consciente e o inconsciente dos seres humanos que o induzem a fazer determinada ação praticamente guiadas pelo “instinto”. As cores funcionam como pré-conceitos(ou seja, antes de conhecer se cria uma imagem), como por exemplo: “para se ter uma mulher bonita só com um bom carro”, “homem mal arrumado e de óculos com cara de abobado é inteligente”, “para um pobre ficar rico, só roubando” e etc...

Existem uma infinidade combinação de cores, e cada uma delas causa um efeito diferente nos diversos tipos de observadores, mudando seus: grau de atenção e emoções. Vamos começar com as cores secundárias (as primárias são Magenta, Cian e amarelo) e seus efeitos:

Azul
Positivo: Tranqüilidade, amor, aceitação, paciência, compreensão, cooperação, conforto, lealdade e segurança
Negativo: Medo, frieza, passividade e depressão.
Público infantil ou de mais idade
Exemplo: Brinquedos infantis, pois produzem uma sensação de conforto maior.

Verde
Positivo: Dinheiro, saúde, alimento, natureza, esperança, crescimento, frescor, calmaria, compartilhamento, pró-ativo
Negativo: Inveja, avareza, estreiteza, culpa, ciumento e desordeiro.

Pré-conceito: Céu, mar, paz e infinito.
Público: Esportistas e grupo voltados a uma vida mais saudável
Exemplo: Produtos naturais, agricultura(verde né... natural).

Vermelho
Positivo: Sensação de poder, força, ação, paixão, sexualidade
Negativo: Raiva, brutalidade, impulsividade, impaciência, intimidação, conquista, violência e vingança.

Público Jovem e aventureiro
Exemplo: Carros vermelhos

Pode parecer misticismo, mas as cores têm um poder incrível sob o sub inconsciente, tanto é que grandes marcas utilizam e abusam deste artifício.

Por exemplo: Coca-Cola e Mc-Donalds

Por que?

Vermelho: remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'àgua desenhadas nas latas.

Amarelo: o caso do Mcdonalds é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presentes em grande quantidade dentro das lanchonetes, estimula a comer em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores gera um certo desconforto se visualizadas por muito tempo.

Links relacionados:

As cores influenciam nas vendas: Parte 2
As cores influenciam nas vendas: Parte 3
As cores influenciam nas vendas: Parte 4

2 comentários:

Berê disse...

Legal essa matéria Matheus. Muito interessante esta questão das cores e nosso inconsciente. Pensar que nosso cérebro ainda tem tantos mistérios a ser explorado.

Abraços

http://blogdaberenice.blogspot.com/2008/06/crepsculo.html

Luiz disse...

cara valeu seu blog bom mesmo nt10
http://moemaemdebate.blogspot.com