16 de jul. de 2008

Abordagem em Vendas

Onde ocorre a explicação do motivo do encontro, que seria a venda do produto, deve-se explicar como é e como a mercadoria irá satisfazer suas necessidades. É muito importante o vendedor observar a reação do cliente na hora da apresentação e analisar seu perfil para expor as melhores vantagens de acordo com cada cliente.

Dicas para abordagem:

- Acreditar no produto e gostar dele. Vai ser muito difícil vender algo que você não gosta e não acredite.

- Valorizar as colocações do cliente é um grande diferencial, e demonstra respeito, aceitando e valorizando-o nas suas colocações. Também mostre os pontos em que você concorda com o cliente. Isso tudo vai deixar o cliente mais à vontade e cria uma maior disposição para ele receber as suas futuras sugestões.

- Tenha contato visual com o cliente sempre, e não esquecer de estar sempre com um sorriso no rosto.

- Não esqueça de investir em seu Marketing pessoal sempre. Todas impressões positivas contarão a favor do vendedor.

- Demonstre empatia, seja flexível e atencioso. Uma forma de fazer isso é se colocando no lugar do cliente.

- Utilize alguma demonstração se possível, para ele ter uma sensação de posse, de ter desejo pelo produto.

- Utilize perguntas para saber as necessidades dos clientes, e considere as objeções como dúvidas dos clientes a respeito do produto.

- Use rapport, técnicas de oratória e construa cenários como diferencial.

- Sempre use de palavras positivas nas perguntas, e sempre use palavras que soem melhor aos ouvidos e não criem uma imagem negativa, use palavras como “econômico”, “muito bom”, “apenas” e etc...

- Naturalidade, trate o cliente mesmo se ele for grosseiro como se você fossem amigos, mas sem desvalorizar o produto e a si mesmo.

- Tenha bom-senso, não aborde quem esteja almoçando, ou que esteja ao celular. Mas aborde as rodas de amigos, nestas rodas são os melhores lugares, pois em uma abordagem já pode conquistar vários clientes ou até mesmo conseguir algum amigo e contatos. Mas vá direto ao ponto e seja objetivo.

- Se conseguir fazer o cliente rir, já está com 50% do caminho andado, pois o contato se torna mais prazeroso e se cria um vinculo de maior confiança. Mas tenha em mente que você não é um humorista e está ali para trabalhar.

- A idéia é promover o produto ou serviço de tal forma que o consumidor se sinta satisfeito em relação às vantagens e condições oferecidas e não veja qualquer motivo para desistir do negócio.

Estas são algumas dicas muito úteis que eu achei interessante compartilhar. Espero que sejam úteis para mais alguém.

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5 comentários:

Dário Souza disse...

Voce entende bem do assunto mesmo ne ??

Valeu pelas dicas,gravei boa parte dela na caixola,com certeza vao ser uteis no futuro.

Unknown disse...

Parabéns, amigo! Um blog de trabalho!!! Excelente iniciativa!!! Abraço!!!

Anderson Leon disse...

puxa esse blog é muito interessante, altas dicas, vlw cara.

Nandu disse...

Como sempre,boas dicas para vender.Você deve entender bem do assunto,amigo.


abs

Pedro Pyratero disse...

eunão quero vender nada! então esse blog e inutil pra mim!
http://pedropyratero.blogspot.com/