É a lei que estuda a relação entre a procura por um produto(Demanda) e a quantidade ofertada deste produto(oferta).
Oferta: É a vontade de vender determinado produto, e está diretamente relacionado a facilidade de produção(valor do trabalho) e o preço obtido. Ou seja, quanto maior a facilidade de adquirir/produzir o bem e maior o preço do produto, maior é a quantidade ofertada.
O que influi:
- Concorrência.
- Capacidade de adquirir/produzir a mercadoria.
- Barreiras políticas
Demanda: É a necessidade do cliente(consumidor final) em adquirir determinado bem, levando em conta seu poder econômico atual.
O que influi:
- Necessidade do consumidor.
- Poder aquisitivo do consumidor.
Um estudo desta relação irá trazer benefícios como:
Previsão e compreensão de como as variações nas condições econômicas do mercado, podendo assim isolar problemas e resolve-los de formas mais eficazes.
Impacto na receita da empresa com a variação do preço.
Em vendas essa ferramenta é importante na análise do mercado que será colocado determinado produto ou serviço e determinará qual o retorno esperado. Por exemplo: a 10 anos colocar uma LAN House era retorno garantido, mesmo que fosse uma LAN House com baixa qualidade, pois a necessidade dos clientes era muito grande por esse serviço e a concorrência era baixa. Mas hoje colocar uma LAN House é mais complicado, pois a vontade de vende-la na época foi muito grande e acabou que hoje a necessidade dos clientes e dos vendedores se equiparou, tanto que nas ruas principais das cidades existem 3 a 5 LANs House.
Desconsiderar essa ferramenta básica seria o mesmo que ser cego, e seus adversários Videntes(com visão).
Links relaconados:
Conceito de Imposto
Conceito de Salário
Conceito de Juro
4 de ago. de 2008
Conceito: Oferta e demanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário