4 de ago. de 2008

Conceito: Oferta e demanda

É a lei que estuda a relação entre a procura por um produto(Demanda) e a quantidade ofertada deste produto(oferta).

Oferta: É a vontade de vender determinado produto, e está diretamente relacionado a facilidade de produção(valor do trabalho) e o preço obtido. Ou seja, quanto maior a facilidade de adquirir/produzir o bem e maior o preço do produto, maior é a quantidade ofertada.

O que influi:
- Concorrência.
- Capacidade de adquirir/produzir a mercadoria.
- Barreiras políticas

Demanda: É a necessidade do cliente(consumidor final) em adquirir determinado bem, levando em conta seu poder econômico atual.

O que influi:
- Necessidade do consumidor.
- Poder aquisitivo do consumidor.

Um estudo desta relação irá trazer benefícios como:

Previsão e compreensão de como as variações nas condições econômicas do mercado, podendo assim isolar problemas e resolve-los de formas mais eficazes.
Impacto na receita da empresa com a variação do preço.

Em vendas essa ferramenta é importante na análise do mercado que será colocado determinado produto ou serviço e determinará qual o retorno esperado. Por exemplo: a 10 anos colocar uma LAN House era retorno garantido, mesmo que fosse uma LAN House com baixa qualidade, pois a necessidade dos clientes era muito grande por esse serviço e a concorrência era baixa. Mas hoje colocar uma LAN House é mais complicado, pois a vontade de vende-la na época foi muito grande e acabou que hoje a necessidade dos clientes e dos vendedores se equiparou, tanto que nas ruas principais das cidades existem 3 a 5 LANs House.

Desconsiderar essa ferramenta básica seria o mesmo que ser cego, e seus adversários Videntes(com visão).

Links relaconados:

Conceito de Imposto
Conceito de Salário
Conceito de Juro

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