23 de jul. de 2008

Conceito: Salário

“Salário ou remuneração é o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contraprestação de serviços ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família.
... é o preço oferecido pelo capitalista ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um período determinado, geralmente uma semana ou um mês, ou por unidade de produção”.(wikipédia)

Na realidade o salário é mais calculado de acordo com características do próprio emprego. As características são:

Pré-requisitos para execução do serviço: Necessita de alguma autorização para a execução da atividade. Exemplo: Certificado da OAB para os advogados.

Tempo dependido para o aprendizado da profissão: Quanto mais difícil e demorado para se aprender o trabalho, mas valorizado é. Exemplo: Medicina, informática e etc...

O nível de agradabilidade do serviço: É o grau de médio de atratibilidade que o trabalho exerce sobre as pessoas em geral, serviços que exijam pouco da pessoa, sejam seguros e que sejam muito agradáveis de se realizar são muito cobiçados, logo seu salário tende a diminuir. Enquanto empregos mais perigosos(Ex: policiais, cobaias e etc), desagradáveis onde à maioria não preferiria estar, tende a aumentar o salário. Por exemplo: Os concursos para funcionários públicos em cidades litorâneas são muito cobiçados, ou serviços de escritório que remuneram em torno de R$ 500,00.

Efeito loteria: São empregos onde se pode evoluir de posição na empresa, e a esperança por chegar ao topo faz com que um maior número de pessoas aceite uma remuneração mais baixa. Exemplo: Exército, empresas privadas e etc...

Trabalho autônomo ou de carteira assinada: As pessoas preferem os trabalhos de carteira assinada, pois tem uma ilusão de salário certo todo mês, e no trabalho autônomo como é um serviço esporádico e de acordo com as épocas do ano, acaba se tendo uma renda variável. Já que os empregos de carteira assinada são os preferidos, seus salários tendem a diminuir em relação aos autônomos.


Links relaconados:

Conceito de Juro
Conceito de imposto
Ativos e Passivos

3 comentários:

Marcelo Leite disse...

Parabéns pelo blog.

Pedro Pyratero disse...

carteira assinada ganha pouco mas ganha! ja pensou se vc quebrar a perna e não poder vender? como fica?
sou mais a segurança do salario!
http://pedropyratero.blogspot.com/

*** Lú Reis *** disse...

parabéns pelo blog, muito bom...
Demorei um pouco pra postar rsrsrs desculpe...mais é muito bom mesmo parabéns e sucesso...
www.lureislojavirtual.blogspot.com