21 de jul. de 2008

Historia: O vendedor de sapatos

Era uma vez uma indústria de calçados que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da empresa:

"Chefe, cancele a produção, pois aqui ninguém usa sapatos".

Sem saber desse fax, o segundo consultor mandou à direção da empresa a seguinte observação:

"Chefe, triplique a produção, pois aqui ninguém usa sapatos".

Moral da História:

A diferença do vitorioso é que ele foca na resolução do problema e não apenas no problema, e enfrenta os desafios apresentados.


Links relacionados:

Um fósforo, uma bala...
Um presente inesquesível
O bom vendedor não esquece o principal

7 comentários:

paulo gambeta disse...

Legal essa hisorinha, mas o segundo consultor acrescentou o ainda.Chefe!Triplique a produção.Na India não usam sapatos ainda.

Rocio disse...

Curiosamente a verdade é que eu nunca pensei que a história foi bem, eu vou mostrar o meu pai há alguns anos graças a um vendedor e que eu poderia comprar algum óculos mormaii

Unknown disse...

O foco maior e a Moral da História , indiscutível , clara e objetiva !!! Excelente , nos gestores de equipes , entendemos claramente está diferença e claramente identificada na equipe em análise individual de cada profissional, quem com certeza aufere os melhores resultados ? O otimista aquele que ao invés de focar os problemas , foca a oportunidade !!!
Excelente
Este ex: pode ser trazido também para vida pessoal , vamos focar as falhas os erros daqueles que nos cercam ou vamos procurar exaltar aflorar o melhor de cada um ? Fica a dica , seja otimista fique as oportunidades , tire os olhos do problema , o que não quer dizer negligenciar , mas sim focar a resolução e enfrentar os desafios ...
Com certeza colheras o melhor e será bem mais feliz e satisfeito .

Unknown disse...

Vender é um dom vendedores vencedores.

Unknown disse...

Vender é um dom vendedores vencedores...

Unknown disse...

Vender é um dom vendedores vencedores.

Unknown disse...

Enfrentar um desafio é crescer em suas metas! Na mesma história tem dois copos, um meio vazio, mas tem um outro meio cheio. Basta saber escolher de que lado quer ficar no futuro. Um brilhante empreendedor ou um Fracassado pessimista.