21 de jul de 2008

Historia: O vendedor de sapatos

Era uma vez uma indústria de calçados que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da empresa:

"Chefe, cancele a produção, pois aqui ninguém usa sapatos".

Sem saber desse fax, o segundo consultor mandou à direção da empresa a seguinte observação:

"Chefe, triplique a produção, pois aqui ninguém usa sapatos".

Moral da História:

A diferença do vitorioso é que ele foca na resolução do problema e não apenas no problema, e enfrenta os desafios apresentados.


Links relacionados:

Um fósforo, uma bala...
Um presente inesquesível
O bom vendedor não esquece o principal

6 comentários:

paulo gambeta disse...

Legal essa hisorinha, mas o segundo consultor acrescentou o ainda.Chefe!Triplique a produção.Na India não usam sapatos ainda.

Rocio disse...

Curiosamente a verdade é que eu nunca pensei que a história foi bem, eu vou mostrar o meu pai há alguns anos graças a um vendedor e que eu poderia comprar algum óculos mormaii

Luciane Diesel disse...

O foco maior e a Moral da História , indiscutível , clara e objetiva !!! Excelente , nos gestores de equipes , entendemos claramente está diferença e claramente identificada na equipe em análise individual de cada profissional, quem com certeza aufere os melhores resultados ? O otimista aquele que ao invés de focar os problemas , foca a oportunidade !!!
Excelente
Este ex: pode ser trazido também para vida pessoal , vamos focar as falhas os erros daqueles que nos cercam ou vamos procurar exaltar aflorar o melhor de cada um ? Fica a dica , seja otimista fique as oportunidades , tire os olhos do problema , o que não quer dizer negligenciar , mas sim focar a resolução e enfrentar os desafios ...
Com certeza colheras o melhor e será bem mais feliz e satisfeito .

Mauricio Dos Santos disse...

Vender é um dom vendedores vencedores.

Mauricio Dos Santos disse...

Vender é um dom vendedores vencedores...

Mauricio Dos Santos disse...

Vender é um dom vendedores vencedores.