15 de mar. de 2009

O Marketing de hoje e o de ontem – Parte 1

“Crescimento fácil leva a tempos difíceis”

O Marketing surgiu em 1940, mas só em 1970 foi dada a importância devida a ele. Pois a partir desta data o marketing não era mais um diferencial e sim uma necessidade. Mas hoje, 2009, esse marketing já está totalmente ultrapassado.

Paradigmas do marketing antigo:

PROMOÇAO E PREÇO BAIXO

Use esse como último recurso, não foque sua estratégia de marketing nas promoções. Apenas em opção como contra argumento.
Por que?
Simplesmente por que não funciona, e é um método muito caro para a empresa. O cliente quer valor, agregar facilidades ao produto. As vantagens dos serviços adicionais vão variar de cliente para cliente, por isso é importante o bom treinamento do profissional de vendas.
Exemplos: Facilidade de entrega, customização do produto (escolher os opcionais), brindes e a credibilidade da marca.

QUALIDADE E ATENDIMENTO

O que é boa qualidade? O que é bom atendimento?
É algo que varia, NÃO GENERALIZE. O importante é ter FOCO NO CLIENTE e não no produto. Por que?
Por que o efeito que a vantagem do produto tem varia de cliente para cliente, e o atendimento deve ser de acordo com o perfil de cada cliente, pois para alguns, bom atendimento é atendimento rápido, e para outros é atendimento mais cuidadoso e devagar, alguns clientes gostam de conversar, outros não.
Exemplos: Pessoas com maior idade, em geral, pagam mais por produtos que dêem mais segurança e comodidade, mas pagam menos por velocidade e potencia; enquanto os mais jovens o contrário.

ENTRAR EM MERCADOS DE ALTO CRESCIMENTO

Nem se fosse um especulador isso seria uma boa idéia, pois mercados que já estão em alto crescimento em geral já estão no ápice, e se torna muito arriscado investir neles. E são mercados muito ágeis e dinâmicos, logo se não conseguir se adequar rapidamente a ele será eliminado. Então mercados assim hoje não são fórmulas para o sucesso.

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