29 de nov. de 2008

Preço de um bem Versus Valor de um bem em vendas

O valor é o principal motivo de compra e com ele se venderá mais ou menos, o preço é apenas uma medida do valor de um bem. Como se calcular o bem de um produto? Existe uma fórmula prática que é:



(Essa é uma fórmula geral, que se quiser pode-se melhora-la colocando-se os custos de marketing, público alvo, custos com matéria-prima e etc...)


Se o valor for igual a 1, o preço corresponde ao valor do produto.


Se o valor for menor do que 1, o preço está barato.


Se o valor for maior do que 1, o preço está caro.

Qualidade

Neste aspecto estão incluídos os gastos com pesquisas, matéria-prima(considerando o valor médio do mercado), produção e setor de controle de qualidade. E é de incível importância esse setor. Por que é isso que faz com que o consumidor compre mais vezes este produto.

Utilidade

São incluídos neste setor os custos de Marketing e o setor de vendas(é a função do vendedor mostrar as utilidades que o produto possui que atenderá as necessidades de cada cliente especificamente). É importantíssimo que o consumidor tenha em mente o valor da utilidade antes de comprar o produto. Esse é o fator que em geral mais varia de venda para venda.

Assistência

São as facilidades extras que a empresa da ao consumidor, ou o chamado pós-venda. E nesta característica estão incluídas: Frete gratuito, Garantia, setor de atendimento ao público e assistência técnica.
Esse quesito é muito importante, e seu valor da segurança e credibilidade ao produto.

Um comentário:

Paulo Gomes disse...

Olá, parabéns pelo blog.

A continuar...

Um abraço do mktvendas.blogspot.com