15 de mai. de 2009

Formas de motivar a equipe

Motivação pelo Medo: A motivação pelo medo apresenta dois grandes inconvenientes. Primeiro, durante o tempo de sua eficácia esse tipo de motivação condiciona negativamente a pessoa, que se torna incapaz de fazer qualquer coisa a não ser na base do ferrão. Segundo, ela vai tornando a pessoa imune ao medo, que passa a perder força como agente motivador.

Motivação por Incentivo: Outra forma de motivação é o incentivo, baseado no prêmio, na recompensa. A motivação por incentivo tem, entretanto, dois inconvenientes: depois de conseguida uma recompensa, a próxima terá de ser maior, ou seja, quando o individuo obtém uma recompensa, seu apetite fica satisfeito por ela e ela perde o poder de motivá-lo. Outro inconveniente é que, se o individuo nunca atingir a recompensa, ficará desencorajado, desistindo de tentar. Assim, a motivação por incentivo é sempre temporária porque decorre de um fato externo.

Motivação por Mudança de Atitude: As pessoas motivadas através de mudança de atitudes sabem o que querem da vida. Elas compreendem que as limitações que as impedem de alcançar suas metas são suas próprias atitudes e seu modo de pensar. Sabem ainda que precisam agir para conseguir resultados e não ficar esperando que o acaso venha colocar as coisas em suas mãos.

Fonte: Artigos Biz

Um comentário:

Rafael Rocha disse...

Queria parabenizá-lo pelo excelente trabalho.

Recentemente entrei para o mercado de vendas, no caso, vendas de serviço (cursos de inglês), e visitar o seu blog e usar algumas de suas dicas facilitou muito o treinamento pelo qual ainda passo.

Parabéns e Obrigado.
Continue ajudando, eu e muitos outros.