12 de abr. de 2009

Venda Porta a Porta em 4 Passos

Image Hosted by ImageShack.us


A modalidade de vendas porta em porta é a forma mais antiga de vendas que existiu, e sempre possuiu grande efetividade, tanto por sua proximidade com o cliente quanto por seu baixo custo. Hoje tem muito se falado nessa forma de vendas, e pode ser realizado no mundo virtual também(isso mesmo!!).
Mas antes de começar a dizer os 4 Passos, quero deixar claro que QUALQUER UM pode fazer vendas porta em porta, basta acreditar. Para quem nunca fez, pode parecer vergonhoso e que estará fazendo papel de chato e etc... Mas não se preocupe que isso é normal.
No começo pode parecer difícil para alguns(para mim pelo menos); eu mesmo tinha vontade de chorar de angústia algumas vezes; depois vai se acostumando e vendo que as pessoas simplesmente não estavam interessadas no produto, mas pode ter certeza de uma coisa: outro comprará de ti. Então aprenda a relaxar.

1) Conhecer o produto: Aprenda tudo sobre o produto, imagine-se utilizando técnicas de vendas, mas sem se preocupar tanto. O importante é aprender o máximo possível sobre o produto. Você vai ver que depois das tentativas fracassadas de vendas, automaticamente vai procurar saber mais sobre o produto. Eu me lembro que comecei a praticar Karatê por causa de uma conversa com um colega que adorava karate, eu olha que eu ficava “zoando” com ele por praticar karatê.

Na Internet: funciona da mesma forma. Só que pela Internet você pode colocar informações pertinentes do produto no site para que o cliente tenha conhecimento sobre ele. Quanto mais ele sabe sobre o produto, maior será seu interesse.

2) Cronograma e escolha do local para vender: Após saber tudo sobre o produto, tende descobrir também que tipo de público o consume com maior frequência. Saiba mais sobre como segmentar os clientes.
Olhe no mapa(Os mapas do google são excelentes), e escolhe uma região e vá. Também não fique tao preocupado se não for o lugar ideal, o importante é sempre variar a região para não se tornar repetitivo e para criar uma sensação de exclusividade(claro, por que pode demorar muito tempo para algum outro vendedor aparecer na região, e muitos clientes que recusaram vão se arrepender com o tempo).

Na Internet: Escolha o tipo de público que está atrás, e comece a tentar conversar com eles e use todas as ferramentas possíveis. Tente não Spamear, a melhor opção que eu notei(apesar de não ser pouco experiente neste veículo) é mandar a proposta de algum produto e dizer da melhor forma possível via MSN, Chat, orkut, telefone e etc... E não é difícil achar clientes pela net, só olhar o mercado promissor brasileiro dos Blogs(Blogosfera), onde você pode conhecer diversos dados do cliente pelo próprio blog.

3) Concentração e disciplina: Vá em todas as casas sem exceção, você não sabe qual das casas que está a venda. Como um supervisor me disse uma vez, as casas mais difíceis de chegar são as que têm maiores chance de vender, pois quase ninguém vai.

Na Internet: Fale com todos os contatos da lista um por um. As vezes demora, mas depois de começar a vender fica mais fácil.

4) Use técnicas e rotinas: Em vendas existe uma rotina básica que é Apresentação, Abordagem, Sondagem, Proposta(negociação) e Fechamento. Para saber mais é só clicar nos links.

Na Internet: Funciona da mesma forma, a diferença é que o cliente não vê o produto em suas mãos(que é uma grande diferença na hora de comprar), então use todas as ferramentas possíveis para construir confiança(Submarino, Mercado Livre), e construir o produto na mente do cliente(fotos, descrição e informações).
O mercado na Internet ainda é muito grande, existem muitas pessoas que ainda não confiam em vendas via Internet, mas o vendedor que conseguir persuadir o cliente a comprar via Internet (persuadir é diferente de forçar – Saiba mais sobre persuasão) vai ganhar um cliente em potencial só para si.

Espero comentários dos blogueiros(e não blogueiros também), para saber o que vocês acham. =D

31 comentários:

regina cezar disse...

GOSTEI DA MANEIRA CURTA E PRÁTICA COMO FOI EXPLICADO A VENDA PORTA PORTA QUE NA VERDADE SE APLICA PARA QUALQUER TIPO DE VENDA.

regina cezar disse...

Gostei muito da maneira simples e objetiva como foi feita a explicação sobre a venda porta a porta e de uma maneira básica o que eu precisava para treinar a minha equipe.
atenciosamente
regina cezar

Lista de postagens disse...

oi gostei da explicaçao faço e vendo bijus e quero ampliar meu negocio,e imagino q de porta porta vai ser mas interessante e facil de vender.vendo brincos,colares,pulseiras.ja fui em algumas lojas mas demoram de comprar e pagam pouco.visite meu blog depois.fabybiju.blogspot.com beijos

Unknown disse...

Gostei muito ja adotei as tecnicas e perdi o medo,ainda que me digam "um' não tenho mais a frente outros que me compraraõ.

David disse...

Não consegui acesso aos Links, estão corrompidos??
Gostei muito do artigo sucesso.
David Mogi Guaçu

Fres disse...

Olá. Gostei e guardei a sua página, deu-me alguma confiança nesta hora em que inicio um negócio pela internet e no porta-a-porta. Obrigado.

MOOD90 disse...

valeu, muito bom mesmo!
vou analizar estas taticas!

Anny disse...

Sou coordenadora de uma equipe de vendas e isso se aplica na pratica!
O maior problema dos vendedores é a acomodação...isso não pode existir no nosso trabalho!

Janilson Rocha disse...

Pretendo começar as vendas de porta em porta, pois é um tipo de trabalho que me atraiu, pois eu posso trabalhar em horários flexíveis e ainda levantar uma grana.

oi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oi disse...

O tema foi tratado com muita coerência e exatidão traduz tudo que passei nos primeiros dias de vendas P.A.P. mas , o nervosismo inicial logo foi domado por um dom natural que nem sabia que tinha ,nunca imaginei vender pepino na feira quanto mais vender de porta em porta. Tenho 4 meses na profissão mas me sinto bem confiante porque o que era medo hoje se tornou confiança..Aprendam tudo sobre o que vendem para não serem pegos desprevenidos.. O conhecimento é a arma do vendedor, entender seu produto é tudo.
bala neles “na concorrência não matem os clientes kkkkkkkkk

oi disse...

O tema foi tratado com muita coerência e exatidão traduz tudo que passei nos primeiros dias de vendas P.A.P. mas , o nervosismo inicial logo foi domado por um dom natural que nem sabia que tinha ,nunca imaginei vender pepino na feira quanto mais vender de porta em porta. Tenho 4 meses na profissão mas me sinto bem confiante porque o que era medo hoje se tornou confiança..Aprendam tudo sobre o que vendem para não serem pegos desprevenidos.. O conhecimento é a arma do vendedor, entender seu produto é tudo.
bala neles “na concorrência não matem os clientes kkkkkkkkk

Unknown disse...

Preciso de vendedor porta-a-porta.
com ou sem experiencia.
para vender claro tv...
trabalhar na zona norte...

ligue : 6415-8126

Unknown disse...

4 passos muito bom
o essencial para ser um otimo vendedor...
parabens

lena disse...

adorei. preciso pessoa queira trabalha com vendas.trabalho com tupperware original nas redondeza de campinas telefone e [19]88193272

Unknown disse...

Vou repassar este texto para os meus supervisores dividirem com suas equipes PAP, pois achei otimo o conteudo, simples e direto. Sucesso a todos e boas vendas!

Unknown disse...

Boa tarde, adorei as dicas de vendas, sou vendedora porta a porta, e posso lhes dizer que é muito gratificante e lucrativo.
Atenciosamente
docinhos-do-ceu.webnode.com

Unknown disse...

Porta a porta, é coisa extraordinária, também entrei neste segmento e me apaixonei. como pode uma pessoa que nunca te viu e nem te conhece comprar um produto seu? tudo vai pela criar necessidade,sondar, fazer fechamento, e muitas das vezes você termina tomando um cafezinho com seu cliente.
sucesso pra nós !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
consultora de beleza disse...

Amei as dicas e digo que sou nova no ramo e trablho produtos cosmeticos Mary Kay. Tenho um entrave que nao me deixa de ir de porta em porta. Preciso de ajuda. ObrigaDa pelas dicas. Ineida Santos. 99834 7290

Unknown disse...

Legal, mas e a questão jurídica ?? Como fica ??? Tem que tirar algum tipo de licença ???

A Arte do Deslocamento disse...

Olá tudo bem? Meu nome é Alex, sou promotor/representante da "A Sós" um marca do Grupo Erotika Toys!

A marca A Sós é uma marca de produtos sensuais e eróticos de abrangência nacional, focada no quesito custo/benefício. Possuímos produtos de excelente qualidade a um preço muito competitivo, com embalagens chamativas que conquistam facilmente o público.

Para ter mais detalhes sobre nossa marca/empresa/produtos visite nosso site www.alex-asos.com.br

Fico à disposição para esclarecimento de dúvidas pelo e-mail alex@divinosexshop.com.br

Abraços

Unknown disse...

Hinode fazendo sua vida melhor
perfumaria , cosméticos e bem estar
loja virtual : https://www.hinodeonline.net/00244025
venha fazer parte da nossa equipe , vá no site
www.hinode.com.br e cadastre-se pelo id 00244025
mais informaçoes me mande um email : breno_tsubasa@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

venha para a hinode e lucre 100% em suas vendas .
tenha mais tempo para a familia e realize seus sonhos .
contato / whatsapp ; (28)999696390
email ; joaoaqn@yahoo.com.br

Ral disse...

Venham fazer parte da empresa Bortoletto e lucre 100 a 400% em vendas e mais 10 formas de ganhar dinheiro! Bortoletto aqui você pode maaais.

whatsapp (71) 98392-0924

Unknown disse...

Achei muito boa as dicas sobre as vendas porta a porta.
Estou precisando de consultoras de venda, no Brasil todo.
Interessados sonia.else@gmail.com, fixo (31) 2515.7800, horário comercial de 9:00 as 17:00 falar com Sônia Lima.
Ou deixe seu contato no e-mail.
É produto exclusivo, lucratividade de 100%.

Central da Foto disse...

Olá. Gostei muito dessa matéria. Sou vendedor Mercado Livre e iniciante nas vendas porta a porta com filtros para água. Suas dicas vão me ajudar. Obrigado. No Face: Saúde na Água.

Unknown disse...

Olá pessoal,
Amo vender,não tenho bareeiras nem preconceito com nada,portanto é assim que voce deve agir com as vendas especialmente por a porta!
Outra coisa seja tranquilo e nunca se afobe,pois e com calma e paciencia que voce quando der conta tem um numero enorme de clientes.

González de Jesus disse...

I liked Thanks alot!!

Unknown disse...

os links do texto nao estao funcionando... queria ler os outros textos... gostei mto desse...