30 de abr. de 2009

Motivação em vendas



“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.”
Eleanor Roosevelt

Eu praticava natação alguns anos atrás com um amigo. E eu recém tinha aprendido a nadar e ele tinha voltado a nadar depois de anos, e então nadávamos 500 metros por dia em média e já ficávamos exaustos.

Certo dia depois do treino ele chega e me diz:
“Amanhã vamos fazer 2 km em 45 minutos”

Eu respondi:
“Mas tu ta maluco!! Mal agüento 500 metros, quem sabe com mais uns 2 ou 3 meses.”

Ele:
“Não. Vamos fazer amanhã 2 km. Tenho amigos que fazem 2 km em 45 minutos. Eu sei que tu consegue fazer 2 km amanhã de certeza. Eu VOU FAZER EM 2 km em45 minutos.”

O entusiasmo dele era tão grande que eu só disse:
“Então ta”.

No outro dia ele repetiu as mesmas palavras, e com mais entusiasmo que no dia anterior e ainda falou:
“Como te sente terminando 2 km.”

Então começamos a nadar, e ele nadava como se estivesse batendo corrida, a primeira coisa que me veio à cabeça foi que ele ia terminar 100 metros e sair fora dágua. Mas ele não parava, e eu já tinha terminado os 500 metros.

30 minutos depois ele sai da água feliz da vida olhando para o relógio (vermelho que nem pimentão e “quase morrendo”):
“Terminei 2 km em 30 minutos”.

Eu segui nadando, mas não fiz 2 km em 45 minutos. Fiz 2 km em 1 hora e 20 minutos.

Foi realmente incrível a sensação de ter conseguido terminar 2 km sem parar, e só fui sentir o cansaço um tempo depois de sair dágua.

Meu professor de karatê dizia que a espada é feita de Força, Velocidade e Técnica, mas o fio da espada é feito de espírito. E por incrível que parece ele tem razão.

Motivação é o espírito, e isso vem de dentro da alma, e não do exterior. Mas muitos líderes sabem que se regarem a semente da motivação dentro de seus colegas, ela irá germinar e render belos frutos.

Dicas simples que aprendi de como se auto-motivar e motivar os outros:

- Sorria e brinque sempre: Meu vô sempre fala que “A vida é boa, nós que a complicamos”. E meu vô é um aposentado que ganha pouco, mas sempre está feliz e brincando, e tem 82 anos. Problemas sempre vão existir, então para que se preocupar com eles.

- Elogie sempre que possível: Se você gostou da comida que sua mulher fez, então encha a boca para elogiar. Faça o mesmo quando um colega de trabalho (ou em qualquer estabelecimento) fizer um bom trabalho, independente de ele dizer “Nem, isso que eu fiz é uma porcaria” ou algo similar... Elogio depende do ponto de vista de cada um.

- Otimismo: Pense sempre positivo e não deixe que os pessimistas o desmotivem. Eles são sempre em maior número, mas cansam rápido. Então sempre fale em alto e bom tom sobre sua opinião.

- Fé: Acredite do fundo do coração em ti e no que você deseja. E acredite nas pessoas ao seu redor.

Imagine agora uma pessoa assim, com essas qualidades. Não gostaria de ser ela?

Um comentário:

Blog da Mary disse...

Muitas pessoas precisam refletir sobre essa questão,principalmente, porque a cada dia que passa se tornam mais negativas devido as notícias de corrupções do nosso governo e trágedias do dia-a-dia e é necessário instigar o pensamento positivo para que a vida seja mais alegre e próspera.
Saber escolher as pessoas certas é essencial, pois muitas delas são pessimistas e isto faz com que nos deixe com nossa auto-estima para baixo. Pensar positivamente é fundamental.
Parabéns pelo artigo.
Abs