6 de jun de 2009

Oferta e demanda na formação do preço

Utilizar esse conhecimento na prática é mais complicado que na teoria, muitas vezes não temos dados suficientes para se ter certeza da demanda do mercado, por isso é importante ter ao menos uma noção.

Como saber que preço cobrar?

Para estimar o preço da mercadoria, você deve ter uma noção de quanto as pessoas estão dispostas a pagar por este produto ou serviço, e quanto os principais concorrentes cobram. A partir deste ponto, avaliar os custos, e assim descobrir quanto terá de lucro por cada mercadoria vendida. É muito importante ter uma idéia de quanto os clientes estão dispostos a pagar e quem são esses clientes(Veja mais em segmentação do mercado), pois o valor justo das mercadorias varia de tipo de pessoa para pessoa.

Aprenda a medir o preço de equilíbrio de mercado, onde o lucro multiplicado pela quantidade seja o maior (tentativa de tentativa e erro, ou utilizando pesquisas). Da mesma forma que existem pessoas que pagam muito pouco ou nada por seu produto, existirão pessoas que pagarão o seu preço ou até muito mais, por isso é importante saber atingir o maior numero de clientes sem precisar colocar um preço onde o lucro seja muito baixo.

É melhor cobrar mais caro ou mais barato?

Image Hosted by ImageShack.us


Se for uma empresa pequena é melhor se cobrar mais caro, pois o rendimento por mercadoria será mais alto, e poderá ter melhor controle sobre a produção; o que acaba proporcionando uma qualidade maior. Pois se acabar cobrando muito barato acaba se obtendo um maior número de clientes, mas a rentabilidade será menor e os custos maiores; além de futuros problemas financeiros e maior dificuldade do melhoramento da qualidade. Em empresas grandes é natural que o preço acabe diminuindo até porque os custos de produção diminuem.

Nos próximos posts tentarei me aprofundar no assunto...

Leia mais...