24 de mar de 2009

Relacionamento com o cliente

“A conquista de um cliente novo custa mais caro do que a retenção de um atual, em geral, custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um já existente”.
Peppers e Rogers

“O paradigma mudou. Produtos vêm e vão. A unidade de valor hoje, é o relacionamento com o cliente”.
Bob Wayland

Um dos maiores desafios das empresas é possuir as receitas financeiras maiores que suas despesas. O que seriam as receitas financeiras? Os clientes. E as despesas? Custos fixos, marketing(custo para conquistar novos clientes), custos com CRM(Customer relationship management. Em português seria Gestão de Relacionamento com o Cliente) e salários.

Por que Clientes e não receita com vendas?

O bem limitante hoje são os clientes, são eles quem limitam sua oferta. Um bom marketing serve para aumentar quantidade consumida por pessoa, mas também não faz milagre.

Cade as outras despesas como aluguel, água e etc?

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Quanto mais satisfeito um cliente esta por um produto, mais estará disposto a consumir e gastar com ele. Com um bom relacionamento a taxa de retenção dos clientes será mais alta(um menor número de clientes trocará seu/sua produto/empresa por outro), logo maior será o número de clientes que compram com regularidade de sua empresa.

Como é 5 vezes mais barato manter um cliente antigo do que conquistar outro, a empresa economizará o restante, podendo utilizar o excedente para financiar a conquista de novos clientes, ou seja, os antigos clientes financiam o marketing para conquistar novos. Lembrando que, quanto melhor é a relação com o cliente, maiores são suas receitas.

Primeiro Passo: Conheça o cliente

Para poder construir um relacionamento com o cliente primeiramente deve-se conhecer o cliente. Dicas:

- Construa um banco de dados com informações pertinentes do cliente: Nome completo, Data de nascimento, Profissao, estado civil...

- Registro completo das compras de seus clientes com data, valor e produtos.

- Conhecer as peculariedades de cada cliente e trata-los de forma diferenciadas(nao tratar como se fosse mais um cliente que se atende no dia, mas como o “João que trabalha na firma de construção e que gosta de contar piadas”.

Segundo passo: Utilizar as informações

- Mande(ou de pessoalmente) felicitações por uma data ou evento especial do cliente. Todo mundo gosta de ser lembrado.

- Trate seu cliente como colaborador. Converse com ele, pergunte a ele o que achou do novo endereço. Ou que achou dos novos funcionários e etc... Além de construir uma relação mais próxima com o cliente, você pode aprender muita coisa nova e até achar soluções fáceis e baratas para os problemas.

- Reduz custos com publicidade e marketing, pois será mais efetivo com seus anúncios.

Terceiro passo: Mantenha

Não deixe semear a relação com seus clientes após te-los conquistado, aproveite-os para testar seus novos produtos e estratégias de marketing. E com o aumento da receita, conquiste e mantenha novos clientes.

Vantagens:

- Os clientes mais antigos irão fazer o boa-a-boca sobre a empresa com a sua rede de contatos, e esse marketing irá proporcionar clientes de grande potencial. E esse marketing a empresa não irá gastar nada.

- A receita individual de cada cliente aumenta conforme o relacionamento, e seus custos caem.

- Eles quem irão ajudar a descobrir o que pode sr melhorado m sua empresa. E serão aliados no crescimento da empresa e de criação de idéias.

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O sucesso a qualquer preço

Esse filme eu quero ver se encontro, parece ser muito bom mesmo. Apesarde serem corretores, os comentários são bem as angustias dos vendedores(ao menos o que eu sentia). Se alquém já viu mostrem suas opinioes, só não conte o filme hehehe.

Sinopse

“Inveja, corrupção e vingança são doces sentimentos perto do que pode sentir um homem pressionado, às vésperas de perder o emprego. Convocados pelo novo gerente de marketing, os corretores de uma imobiliária em Chicago são informados que têm apenas uma semana para garantir seus empregos. Aquele que mais faturar em cima de uma velha lista de clientes será premiado com um Cadilac Eldorado. Para o segundo colocado um lindo conjunto de facas para carne. Para o terceiro... a rua”.(http://www.moviemago.com/home/filmes_view.php?id=31052)

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22 de mar de 2009

Amortizaçao - Parte 7

Prestações pagas antecipadas

Exemplo: Pagando a 10ª, 11ª e 12ª prestações simultaneamente com a 9ª, e na data desta(9ª).

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Amortizaçao - Parte 6

Saldo devedor após o pagamento de uma prestação qualquer

O saldo devedor Image Hosted by ImageShack.us corresponde ao valor principal que falta pagar, podendo ser calculados das seguintes formas:

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17 de mar de 2009

O Marketing de hoje e o de ontem – Parte 2

Formas utilizadas de marketing hoje:

USE TODAS AS FORMAS DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO POSSÍVEIS

É impostante lembrar da palavra “possível”, para não acarretar em gastos desnecessários. Mas sempre tente investir no maior leque de opções, pois se cometer o erro de ficar em apenas um meio de vinculação de marketing, sua empresa acabara ficando com um pequeno público de clientes igual ao pequeno poder de marketing utilizado.

Formas de marketing:
- Internet
- Out-dor
- Folhetos
- Telemarketing
- Televisão
- Rádio
- Jornais locais
- Criar site da empresa
- Paginas amarelas


CRIE UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Desenvolva um bom relacionamento com os seus clientes mais antigos. Converse e aprenda com eles, e preserve-os, pois são eles que farão sua empresa crescer. Faça contato com eles com cera regularidade(NAO FIQUE SPAMEANDO ELES), conte a eles o que for mudar na empresa, as promoções, entre outros; ou seja, mostre interesse por eles. Seja honesto acima de tudo.

Eles lhe proporcionarão:

- Outros clientes fiéis
- Redução de custos(clientes fiéis são mais baratos a empresa)
- E tenderão a comprar mais da empresa

MARKETING DE GUERRILHA

“Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. ”(http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_guerrilha)

Mas até mesmo as grandes empresas as utilizam. Pessoalmente acho essa forma de marketing incrível, pois utiliza da criatividade para atrair a atenção do público e tem custos inferiores mas possuem uma grande aceitação.

Livros de Referência:
O Guia dos Gurus – Trout, Godin, Mc Kenna, Popcorn, Zman e outros(esse outros é bom hehehe) da editora Campus

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15 de mar de 2009

O Marketing de hoje e o de ontem – Parte 1

“Crescimento fácil leva a tempos difíceis”

O Marketing surgiu em 1940, mas só em 1970 foi dada a importância devida a ele. Pois a partir desta data o marketing não era mais um diferencial e sim uma necessidade. Mas hoje, 2009, esse marketing já está totalmente ultrapassado.

Paradigmas do marketing antigo:

PROMOÇAO E PREÇO BAIXO

Use esse como último recurso, não foque sua estratégia de marketing nas promoções. Apenas em opção como contra argumento.
Por que?
Simplesmente por que não funciona, e é um método muito caro para a empresa. O cliente quer valor, agregar facilidades ao produto. As vantagens dos serviços adicionais vão variar de cliente para cliente, por isso é importante o bom treinamento do profissional de vendas.
Exemplos: Facilidade de entrega, customização do produto (escolher os opcionais), brindes e a credibilidade da marca.

QUALIDADE E ATENDIMENTO

O que é boa qualidade? O que é bom atendimento?
É algo que varia, NÃO GENERALIZE. O importante é ter FOCO NO CLIENTE e não no produto. Por que?
Por que o efeito que a vantagem do produto tem varia de cliente para cliente, e o atendimento deve ser de acordo com o perfil de cada cliente, pois para alguns, bom atendimento é atendimento rápido, e para outros é atendimento mais cuidadoso e devagar, alguns clientes gostam de conversar, outros não.
Exemplos: Pessoas com maior idade, em geral, pagam mais por produtos que dêem mais segurança e comodidade, mas pagam menos por velocidade e potencia; enquanto os mais jovens o contrário.

ENTRAR EM MERCADOS DE ALTO CRESCIMENTO

Nem se fosse um especulador isso seria uma boa idéia, pois mercados que já estão em alto crescimento em geral já estão no ápice, e se torna muito arriscado investir neles. E são mercados muito ágeis e dinâmicos, logo se não conseguir se adequar rapidamente a ele será eliminado. Então mercados assim hoje não são fórmulas para o sucesso.

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12 de mar de 2009

Amortizaçao - Parte 5

Montante já pago após o pagamento de uma prestação qualquer

Aqui, o montante FVp se refere ao valor total pago do principal(empréstimo) até uma prestação qualquer.


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11 de mar de 2009

Amortizaçao - Parte 4

Juros pagos numa prestação qualquer

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Image Hosted by ImageShack.us Saldo devedor no momento p – 1.

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10 de mar de 2009

Amortizaçao - Parte 3

Quota de amortização de uma prestação qualquer

Comparando a primeira prestação com a segunda, teremos:

Primeira Prestação = Segunda Prestação

PMT = PMT

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Concluímos que a segunda quota de amortização é igual à primeira multiplicada por Image Hosted by ImageShack.us. Então se usarmos o mesmo raciocínio para as demais prestações, concluiremos que:

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